Aumente a performance do seu CRM em 6 passos

Você acabou de implementar uma ferramenta de CRM em sua empresa e está ansioso para colher os resultados. Mas imagino que seus anos de experiência corporativa já lhe comprovaram que uma ferramenta, por si só, não resolve todos os seus problemas. Estou certo? Uma iniciativa de sucesso em CRM é muito mais do que somente a tecnologia utilizada. Ela deve alcançar as partes envolvidas - tanto funcionários quanto clientes - e modificar o modo como eles interagem. Mas como gerenciar a mudança, potencializando a efetividade da sua ferramenta de CRM? Aqui estão 6 passos para lhe ajudar:   # Passo 1: Defina processos Se você ainda não definiu e mapeou seu processo de CRM, faça-o agora. Se já o fez, talvez seja hora de atualizá-lo. Processos claros e coesos facilitam o entendimento da sua equipe e refletem positivamente na interação com os clientes. A internet está cheia de ferramentas que podem lhe ajudar - de graça!   # Passo 2: Planeje indicadores de performance Como você pode saber se a sua nova estratégia de CRM é efetiva, se não consegue medir os resultados? É muito importante definir metas, métricas e indicadores que permitam uma avaliação recorrente da efetividade do seu processo e evolução do negócio. Lembre-se sempre de alinhá-las aos objetivos estratégicos da sua empresa.   # Passo 3: Invista em capacitação Verifique com frequência se sua equipe é capacitada o suficiente para trabalhar com o as iniciativas que você definiu para o seu CRM. Não hesite: invista nos treinamentos necessários para tirar o máximo proveito das ferramentas, processos e da própria equipe.   # Passo 4: Crie recompensas Maximize a efetividade do seu CRM implementando um sistema de recompensas que encoraje a adoção das novas ferramentas e processos pelos seus funcionários. Iniciativas como essa tendem criar um clima natural de competitividade, diminuindo a resistência na adoção das novas iniciativas.   # Passo 5: Desenvolva uma cultura Garanta a efetividade da sua iniciativa cultivando uma nova cultura! Faça com que toda e qualquer atividade que envolva interação com o cliente passe pelo seu sistema de CRM. Com o tempo, a cultura organizacional absorverá suas iniciativas, tornando-as realidade de forma natural.   # Passo 6: Não tenha receio de pedir ajuda Existem diversas empresas especializadas em consultoria que podem lhe ajudar em cada um dos tópicos que listamos aqui. Se você não possui o know-how ou o tempo necessário para aplicar as mudanças necessárias, não hesite em procurá-las. Seu trabalho será muito menor e o resultado, mais rápido. No final, tudo se resume a... A gestão da mudança é o principal desafio na adoção de qualquer iniciativa empresarial e o CRM não é exceção. Prepare sua organização para receber uma nova tecnologia e poderá extrair o máximo que ela tem a oferecer. Como vimos nos passos acima, lembre-se sempre de medir, revisar e ajustar as iniciativas periodicamente. Se precisar, procure ajuda sem medo!
Eduardo Niederaurer
Eduardo Niederaurer
Formado em Administração pela UFSC, trabalhou por muito tempo com inteligência de negócios antes de mergulhar no mundo da tecnologia. Hoje, conta com ambos para difundir a cultura Cloud Computing por Santa Catarina.