Se já recomendaram o uso de uma solução de CRM, ou se você mesmo acredita que deve implementa-lá, mas ainda duvida se o custo e os beneficios da solução serão úteis para aumentar as vendas da sua empresa esse artigo vai ser esclarecedor. Em primeiro lugar, os sistemas de CRM são projetados para ajudar as empresas a resolverem vários problemas que surgem na gestão de iniciativas de vendas, marketing e na tomada de decisões da sua estratégia, seja para pequenas ou grandes empresas. Sendo assim, se sua dúvida é sobre a necessidade de possuir uma solução de CRM, mas não acredita que sua empresa ainda tenha envergadura suficiente, sua pergunta está respondida. Toda e qualquer empresa, de qualquer porte, deve possuir uma ferramenta de CRM é ela inclusive que vai ajudar o seu negócio a chegar no próximo nível. Se você sabe que tamanho da empresa não importa para tomar essa decisão, mas ainda possui dúvidas quanto à necessidade da implementação de um CRM, te convido a responder essas perguntas.
    • Você sente que está perdendo vendas por não ser capaz de manter o controle adequado de cada uma de suas oportunidades?
 
    • Sua equipe de vendas pode acompanhar todo o processo de vendas, assim como seus potenciais em diferentes fases da negociação?
 
    • Gostaria de que cada interação com o cliente, como emails enviados, chamadas realizadas fossem consolidadas todos em lugar só?
Se ao menos uma das respostas foi sim, isso significa que a sua empresa vai ser muito beneficiada com a implementação de um CRM e sua equipe de vendas está pronta para recebê-lo e ganhar produtividade com a ferramente. Um CRM ajuda a compreender melhor o desempenho de vendas da sua empresa para que você possa projetar uma estratégia baseada em seus próprios resultados. Ele também ajuda a criar regras de fluxo de trabalho para toda sua equipe de vendas, automatizando o trabalho repetitivo e interagindo com seus potenciais, de forma automática, para que não sejam esquecidos, deixando sua equipe de vendas livres para vender mais. Se sua empresa não possui nenhum tipo de CRM várias incertezas são levantadas. Não se sabe se o orçamento do marketing está tendo um ROI positivo. Não se sabe o quanto se está desperdiçando tempo e/ou perdendo vendas por não ter informações centralizadas. Outros vendedores e até você não sabe em que etapa do funil de vendas está cada candidato e potenciais. Não se sabe ao certo se há reuniões, atividades ou tarefas não realizadas. Não se sabe por qual fonte de entrada seus potenciais estão chegando. Ao perder um membro da equipe de vendas não se sabe que negócios o mesmo estava desenvolvendo, nem onde encontrar suas informações. Não se possui informação, base nem objetivo para desenvolver uma estratégia de vendas, marketing ou campanhas de email. Não se sabe se as campanhas de Google Adwords possuem resultado. Uma ferramenta de CRM vai centralizar todas as informações pertinentes à suas vendas e seu relacionamento com os clientes em um lugar só. Todos os problemas abordados nesse artigo serão solucionados, se você se identificou com qualquer um dos empecilhos listados, fica claro responder a pergunta: Devo usar um CRM na minha empresa? Sim sua empresa precisa implementar um CRM. Assim sua equipe de vendas foca em vender mais e você foca em desenvolver e analisar novas estratégias para o crescimento da sua empresa.
Gabriel Piassetta
Gabriel Piassetta
Entusiasta da tecnologia como transformador da vida humana. Formado em Sistemas de Informação pela UFSC, trabalha na difusão da cultura Cloud Computing afim de aprimorar a produtividade das empresas nacionais.