Entenda de forma simples o que é ERP e como ampliar os seus negócios

Você já procurou várias vezes na internet, mas no meio de tantos artigos técnicos e cheio de palavras difíceis, você ainda não entendeu o que é ERP e como ele pode aumentar a sua produtividade e ampliar os seus negócios? Não se preocupe, ao desenrolar desse texto, você não vai somente entender de uma forma simples o que é o ERP, mas sim todas as suas vantagens e porque você já deveria estar usando ele na sua empresa.

O que é o ERP e o que ele pode fazer pela sua empresa?

o que é ERP Vamos começar com o básico, o ERP é uma plataforma que integra os diversos departamentos de uma empresa, centralizando e guardando todas as informações do seu negócio em um mesmo lugar. Resumidamente, ele é a espinha dorsal do seu negócio, ou seja, é uma estrutura que liga todas as funções da sua empresa.

A Importância do ERP em uma empresa

o que é ERP Além da redução de custos e eliminação das interfaces manuais, o ERP otimiza o processo de tomada de decisão e melhora o controle das operações da empresa. Distribuição de informação em tempo real Uma das principais mudanças que o ERP vai trazer para o seu negócio é a distribuição de informação em tempo real entre os diferentes setores da sua empresa. Na prática, essa distribuição de informação em tempo real funcionaria conforme o exemplo abaixo:
  1. O setor de vendas finaliza uma nova venda.
  2. A plataforma ERP pega automaticamente todas as informações da venda e as envia em tempo real para os setores de estoque e financeiro.
  3. A plataforma ERP atualiza o setor de estoque, diminuindo a quantidade atual do produto em estoque.
  4. A plataforma ERP atualiza o setor financeiro, adicionando o lucro gerado pela venda.
o que é ERP Assim, todos os setores envolvidos com a venda são atualizados em tempo real e de forma automática, deixando o processo mais rápido e confiável, pois não existe o risco de ocorrer falha humana. Uma nova dinâmica na tomada de decisões Com a distribuição de informação em tempo real entre os setores, a tomada de decisões da sua empresa também ganha outra dinâmica. Imagine uma empresa que por alguma razão, precise modificar aspectos da fabricação de um de seus produtos. Com o ERP, todas as áreas corporativas são informadas e se preparam de forma integrada para o evento. Desde o setor de compras à produção, passando pelo almoxarifado e chegando até mesmo à área de marketing, que pode assim ter informações para mudar algo nas campanhas publicitárias dos seus produtos. Todo o processo é realizado em muito menos tempo do que seria possível sem a presença do sistema ERP em sua empresa.

Como saber qual sistema ERP devo utilizar?

o que é ERP Antes de escolher o sistema que vai ser utilizado na sua empresa, você precisa definir quais são as necessidades que o ERP deve suprir. Por exemplo, uma empresa grande com muitos funcionários, e que atende diversos setores, tem necessidades bem diferentes de uma pequena empresa, que atende apenas um segmento. Aqui na Going Cloud trabalhamos com duas ferramentas de ERP nas nuvens, o tinyERP e o SIGECloud. tinyERP, uma solução para pequenas empresas O tinyERP é o sistema ideal para gerenciar micro e pequenas empresas dos mais variados segmentos. Uma das vantagens do tinyERP para quem está começando, é que eles tem um plano gratuito, que apesar de ser limitado a apenas um usuário, é ótimo para você começar a entender na prática como funciona o sistema. O destaque do tinyERP é a sua simplicidade, permitindo que você controle os principais processos da sua empresa de forma simples e rápida. SIGECloud, recursos de ERP completos na nuvem Um sistema mais completo de ERP nas nuvens, o SIGECloud se destaca pelo seu suporte e treinamento gratuito, além de não ter custos de implementação. Com um preço acessível - a partir de R$ 39,90 no plano básico - você já tem acesso ao módulo financeiro, gestão de vendas, gestão de compras e outras ferramentas necessárias para começar a controlar as atividades da sua empresa pelas nuvens. Com o suporte e treinamento gratuito oferecidos pela plataforma, o SIGECloud se torna o sistema ideal para gerenciar empresas que estão em ascensão no mercado.

Conclusão, Saiba o que é ERP

O mundo empresarial tem se tornado cada vez mais dinâmico e competitivo, exigindo que as empresas sejam capazes de se adaptar às transformações para alcançarem as suas metas. O maior desafio, porém, está em gerenciar internamente os impactos provenientes das mudanças necessárias, atrair os seus funcionários e fazê-los cooperar com a execução dos novos processos. É normal sentir insegurança antes de tomar qualquer decisão de mudança, tanto em nossa vida quantos nos negócios, por isso, tente conversar com alguem que já entende do assunto, procure um consultor para avaliar todos os riscos e te auxiliar durante o processo. Caso precise de ajuda e não faça idéia de como começar, você pode clicar aqui e fazer uma consultoria gratuita conosco, assim podemos lhe auxiliar durante esse processo de mudança. E não se esqueça, apesar de ser uma grande mudança no gerenciamento do seu negócio, investir em um sistema ERP de qualidade vai fazer a sua empresa economizar tempo, evitar muitos problemas futuros e dar maior embasamento para tomada de decisões estratégicas.