Integrações e marketing digital são foco do CRM

As soluções de CRM vão continuar atraindo investimentos em TI nos próximos anos. Estudos e pesquisas do Gartner Group apontam que a demanda por tecnologias modernas de relacionamento com o cliente estão que integrem todas as áreas de um CRM estão direcionando os investimentos. Os aportes deverão ser focados em tecnologias que permitam interações mais segmentadas em ambientes multicanal. A Pesquisa Marketing Budgets 2014 Report, publicada pela Econsultancy em parceria com a Responsys, aponta que 49% das empresas entrevistadas vão investir mais em CRM, um acréscimo de cerca de 4% frente aos últimos 12 meses.

Relatório do Gartner aponta que as áreas que mais devem atrair investimentos em CRM são mobilidade, mídias sociais, web analytics e e-commerce. Integrações passam a ser cada vez mais necessárias, e soluções que tragam essas necessidades apontadas pelo Gartner já embutidas parecem sair na frente.

As soluções da Zoho CRM trazem recursos como a versão mobile, que permite acesso ao CRM a qualquer hora, de qualquer lugar, em qualquer dispositivo, com versões para iPhone, iPad e Android. Também envia alertas por email a interações de clientes, Captura de leads instantaneamente, via QR Code ou Cartão de Visitas.

Na mesma direção está o Zoho Campaigns, que permite a automação de marketing de sua empresa, com o desenvolvimento de campanhas segmentadas de marketing baseadas no comportamento do consumidor, execução de campanhas de email marketing para promoções, além do rastreamento investimentos em tempo real.

Outra facilidade do Zoho CRM que vai ao encontro da tendência apontada pelo Gartner, está o Social CRM, recurso que permite integrar a plataforma perfis de redes sociais como o Facebook e Twiiter, rastreando leads nas mídias sociais, permitindo a interação e respostas a potenciais clientes direto da plataforma.

Uma outra pesquisa, conduzida pela Software Advice com 304 usuários de CRM apontou que Serviço de Atendimento ao Cliente e Automação de Marketing são as áreas mais citadas entre que as que receberão aumento de investimento. Customizações e integração são os desafios mais relevantes, com mais de 26% dos usuários descrevendo essas duas áreas como os maiores desafios.

Mais uma vez, os recursos do Zoho CRM atendem aos anseios dos usuários, já que a integração com outros aplicativos é uma política da plataforma. Hoje é possível integrá-la a cerca de 30 aplicativos de terceiros em suas configurações nativas. Também é possível integrá-lo a outros aplicativos por meio da API do Desenvolvedor.

Eduardo Niederaurer
Eduardo Niederaurer
Formado em Administração pela UFSC, trabalhou por muito tempo com inteligência de negócios antes de mergulhar no mundo da tecnologia. Hoje, conta com ambos para difundir a cultura Cloud Computing por Santa Catarina.