Página de Clique vs Captação de Leads

Landing Page

O que é uma Landing Page?

Em sua tradução mais literal uma Landing Page seria uma Página de Aterrissagem, ou seja, qualquer página da internet em que o visitante acabe “aterrissando”. No entanto quando estamos falando de marketing e propaganda é comum se referir as landing pages como sendo um tipo de página distinta do restante do seu website, planejada para chegar em um objetivo único. Isso significa que a sua landing page não deve ter nenhum tipo de menu de navegação que faça uma conexão com o seu site principal. O principal motivo é limitar as opções dos seus visitantes e guiá-los em direção a sua meta de conversão.

Tipos de Landing Page

Existem dois tipos básicos de landing page, as Páginas de Clique e Páginas de Captação de Leads.  

Páginas de Clique

Landing Page   As páginas de clique tem o objetivo de fazer com que o visitante clique de uma página para outra. Geralmente é utilizada em funis de e-commerce, elas podem ser usadas para apresentar a oferta de um produto com mais informações para deixar o visitante cada vez mais próximo de tomar uma decisão de compra. Muitas vezes o tráfego pago é enviado diretamente para o carrinho de uma loja ou uma página de cadastro, o que acaba resultando em uma baixa taxa de conversão já que a propaganda não fornece informações suficientes para que o visitante tome uma decisão de compra. É ai que as páginas de clique entram, geralmente o destino de uma página de cliques é um carrinho de loja ou uma página de cadastro, mas agora com muito mais chance de conversão já que o cliente passou por uma página detalhada e com mais informações sobre o produto.  

Páginas de Captação de Leads

Landing Page As páginas de captação de leads são usadas para conseguir maiores informações do visitante como o seu nome e endereço de e-mail. O único objetivo da página é coletar informações dos visitantes para que você consiga se conectar com eles em outro momento, como em um e-mail marketing. Assim, uma página de captação de lead deve ter um formulário junto com uma descrição do que o visitante vai ganhar em troca de passar os seus dados. Existem várias coisas que você pode dar em troca da informação do usuário, como os que estão listados abaixo:
  • E-Book
  • Cadastro em um Webinar
  • Consultoria
  • Cupom de Desconto
  • Teste Grátis
  • Notificação de lançamentos futuros de produtos
O tamanho do seu formulário e o nível de dados pessoais podem ter um impacto direto na conversão. Tente pedir a quantidade mínima absoluta de informações que permitirão que você faça com que a sua estratégia de marketing com os seus clientes em potencial seja eficaz. Por exemplo, não peça um número de telefone se você pretende entrar em contato através de e-mail.