Em sua tradução mais literal uma Landing Page seria uma Página de Aterrissagem, ou seja, qualquer página da internet em que o visitante acabe “aterrissando”.
No entanto quando estamos falando de marketing e propaganda é comum se referir as landing pages como sendo um tipo de página distinta do restante do seu website, planejada para chegar em um objetivo único.
Isso significa que a sua landing page não deve ter nenhum tipo de menu de navegação que faça uma conexão com o seu site principal. O principal motivo é limitar as opções dos seus visitantes e guiá-los em direção a sua meta de conversão.
Tipos de Landing Page
Existem dois tipos básicos de landing page, as Páginas de Clique e Páginas de Captação de Leads.
Páginas de Clique
As páginas de clique tem o objetivo de fazer com que o visitante clique de uma página para outra.
Geralmente é utilizada em funis de e-commerce, elas podem ser usadas para apresentar a oferta de um produto com mais informações para deixar o visitante cada vez mais próximo de tomar uma decisão de compra.
Muitas vezes o tráfego pago é enviado diretamente para o carrinho de uma loja ou uma página de cadastro, o que acaba resultando em uma baixa taxa de conversão já que a propaganda não fornece informações suficientes para que o visitante tome uma decisão de compra.
É ai que as páginas de clique entram, geralmente o destino de uma página de cliques é um carrinho de loja ou uma página de cadastro, mas agora com muito mais chance de conversão já que o cliente passou por uma página detalhada e com mais informações sobre o produto.
Páginas de Captação de Leads
As páginas de captação de leads são usadas para conseguir maiores informações do visitante como o seu nome e endereço de e-mail.
O único objetivo da página é coletar informações dos visitantes para que você consiga se conectar com eles em outro momento, como em um e-mail marketing.
Assim, uma página de captação de lead deve ter um formulário junto com uma descrição do que o visitante vai ganhar em troca de passar os seus dados.
Existem várias coisas que você pode dar em troca da informação do usuário, como os que estão listados abaixo:
E-Book
Cadastro em um Webinar
Consultoria
Cupom de Desconto
Teste Grátis
Notificação de lançamentos futuros de produtos
O tamanho do seu formulário e o nível de dados pessoais podem ter um impacto direto na conversão.
Tente pedir a quantidade mínima absoluta de informações que permitirão que você faça com que a sua estratégia de marketing com os seus clientes em potencial seja eficaz. Por exemplo, não peça um número de telefone se você pretende entrar em contato através de e-mail.
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